O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Jandaia-sol ou Jandaia-amarela



A Jandaia-sol ou Jandaia-amarela (Aratinga solstitialis) é um dos mais belos psitacídeos encontrados no Brasil e está ameaçada de extinção. Possuem a plumagem das asas mais verde quando novas, com tons amarelos e de um alaranjado intenso, com penas verde-azuladas na cauda e nas asas e alaranjados distribuídos pela cabeça, peito e barriga. Distribuem-se pelo Norte de Roraima (Bonfim), Guiana Inglesa e Venezuela. Elas foram praticamente dizimadas na Guiana Inglesa, capturadas para alimentar o comércio de aves de cativeiro e os traficantes frequentemente invadem o território brasileiro em busca de novos indivíduos.


Em Boa Vista, já há alguns anos, curiosamente começam a aparecer populações dessa espécie cuja origem é atribuída à soltura de aves apreendidas de traficantes. Esses pequenos bandos vivem nos bairros periféricos de classe média da cidade e são frequentemente avistados fazendo ninho em postes de madeira.
Muito se discute a respeito dessas populações urbanas uma vez que se trata de aves que não receberam nenhum tratamento pra se submeterem a um habitat que é bem diferente de sua região original quanto à presença de alimentos, vegetação, riscos de infecção, etc. O fato é que estão presentes em nossa capital e parece que bem adaptadas. Trata-se de uma população muito susceptível à captura pois o acesso aos ninhos é relativamente fácil e a sua beleza e raridade a colocam como uma espécie muito valorizada no mercado ilegal. É preciso que se tomem medidas públicas urgentemente de conservação dessa espécie como o monitoramento dos bandos e proteção das áreas de ninhos antes que o tráfico aniquile mais essa população.


Fonte de Texto e Imagens
http://verasaves.blogspot.com/
Marcelo Camacho

domingo, 2 de outubro de 2011

Aves



Aves
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes


Maitaca-verde (Pionus maximiliani)



É uma ave barulhenta durante o vôo, mantendo-se silenciosa quando pousada, como o fazem outros psitacídeos. São geralmente observadas aos pares ou em pequenos bandos, mas às vezes em bandos de até 50 indivíduos. (NÃO AMEAÇADO)

Sabiá-cica (Triclaria malachitacea)


É uma ave psitaciformes, nativa das florestas do Panamá ao Brasil, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas, coquinhos. A arara-vermelha mede até 90cm de comprimento e pesa até 1,5kg. (NÃO AMEAÇADO)

Caturrita (Myiopsitta monachus)



Também é conhecida como catorra ou cocota, é uma ave da família Psittacidae, uma família com ampla distribuição na América do Sul e que é composta por mais de 330 espécies. Possuem penas verdes no dorso, contrastando com a barriga, peito, garganta e testa acinzentados. O bico é pequeno e alaranjado. No peito, a plumagem forma desenhos similares a escamas. Nas asas e cauda possuem penas longas azuladas. (NÃO AMEAÇADO)

Loris (Loris sp.)



Esse grupo de psitacídeos reúne aves muito coloridas, velozes voadoras que se alimentam de flores no topo das árvores. A ponta da língua, áspera, é utilizada para lamber pólen e néctar. Os Loris usam a visão para encontrar o alimento, e costumam viajar longas distâncias para alcançá-lo. Vivem na Austrália e na Região do Pacífico. São consideradas as aves mais alegres dentre os psitacídeos. (NÃO AMEAÇADO)

VULNERÁVEL: categoria de ameaça que inclui espécies que não se encontram em perigo, mas correm um risco de extinção a médio prazo.






http://www.sindicatotrescoroas.com.br/projeto/aves.html

As Aves


As aves são animais que tem sangue quente,isto significa que a temperatura interna do corpo permanece constante, sem ter relação com a temperatura do ambiente.O peso das aves pode ser de menos de 28 gramas até mais de 135 quilos.Mas todas as aves têm em comum características que tornam possível o vôo, mesmo as aves que já perderam a capacidade de voar.Apenas os ingüins, avestruzes, emas, casuares e quivis.
As asas, presentes em todas as aves, são os membros anteriores modificados.
A pata da ave denuncia o lugar onde ela vive. O avestruz tem a pata robusta dos corredores.

http://biologiaisnsetos.blogspot.com/2010/11/aves.html

Araras Azuis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...