O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Íbis Brancos


Mercúrio leva a comportamentos homossexuais em aves


Íbis branco revelou comportamentos homossexuais.
Íbis branco revelou comportamentos homossexuais.
Um estudo que teve início com outro objectivo – descobrir por que as aves se reproduzem menos quando há mercúrio na sua alimentação –, acabou por revelar resultados surpreendentes aos investigadores. A contaminação desse elemento químico afectou o comportamento dos íbis brancos tornando-os homossexuais, segundo cientistas da Flórida (EUA) e do Sri Lanka. A investigação foi publicada na revista «Proceedings of the Royal Society B».

A equipe já sabia que o mercúrio pode reduzir os níveis de testosterona (hormona masculina), mas não esperavam que tal acontecesse. O estudo explica que a contaminação pode derivar da queima de carvão e de lixo, para além das minas – especialmente comum em regiões pantanosas.
Os íbis brancos foram alimentados com fármacos que continham a mesma concentração de mercúrio encontrada em camarões e lagostins que servem de alimento para estas aves em pântanos.

Quanto mais alta a dose de mercúrio, maior era a probabilidade de um íbis macho acasalar com outro macho. De acordo com os cientistas, o estudo prova que a substância pode reduzir drasticamente a reprodução dos pássaros e possivelmente de outros animais.

Os investigadores adiantam que ainda não sabem exactamente como é que o mecanismo se processa no organismo das aves, apenas que o mercúrio altera os sinais hormonais, o que poderia ter um impacto directo no comportamento sexual. Além disso, os machos contaminados com taxas mais altas de mercúrio realizavam menos rituais de acasalamento, o que tornava mais provável que eles fossem ignorados pelas fêmeas.

Os habitats pantanosos, como o Parque Nacional de Everglades, na Flórida, onde vivem essas aves, são especialmente vulneráveis à contaminação da substância. Bactérias encontradas na lama grossa e com pouco oxigénio alteram quimicamente o mercúrio, criando uma forma mais tóxica: o mercúrio metilado.

Actua como uma espécie de impostor biológico, imitando as hormonas responsáveis pelos sinais químicos naturais do corpo. Alguns desses sinais são importantes no comportamento sexual e podem estimular um animal a copular.


Texto e Imagem
http://www.cienciahoje.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...