O tempo Vida !

O tempo Vida !
Não se troca um amor velho por um amor novo.Banners original do blog
PageRank
"É preciso quebrar a concha para conseguir a pérola".





quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Megabacteriose


É uma doença crónica que afeta várias espécies de aves, caracterizando-se principalmente por emagrecimento progressivo, seguido de morte.Também é conhecida como síndrome "going light" dos periquitos australianos.

A megabacteriose é causada pelo fungo Macrorhabdus ornithogaster, anteriormente chamado de megabactéria. Suspeita-se que este fungo seja parte da flora gastrointestina normal, sendo algumas vezes encontrado nas fezes de aves saudáveis e, em aves susceptíveis e imunodeprimidas, poderia causar a doença.
Sintomas:

Sinais clínicos de diarréia escura, fezes com raçăo năo digerida, emagrecimento, depressão, dificuldade respiratória, incoordenaçăo motora, penas arrepiadas. O quadro pode ter a duraçăo de 12 a 18 meses, com períodos intermitentes de recuperaçăo. É citado que canários também podem apresentar sinais nervosos quando infectados pelo fungo.

Estudos relatam que filhotes de pais positivos para megabacteriose já nasçam com a doença, não se sabendo se ela é transmitida via ovo ou pelas fezes após a postura. Desta forma, recomenda-se que pais positivos não choquem os ovos para se evitar uma possível transmissão.
As aves geralmente estão muito magras quando morrem. As lesőes são encontradas no proventrículo e ventrículo, mas se concentram mais no proventrículo, que está distendido, contendo muito muco e as vezes algumas sementes, com pequenas lesões hemorrágicas.
Os intestinos apresentam-se hemorrágicos com fezes mucosas e escuras.

Tratamento:
Sabe-se que há uma baixa resposta quando são utilizados antibióticos. Devido à natureza fúngica do agente recomenda-se a utilizaçăo de antifúngicos. A nistatina, o cetoconazol e a anfotericina B são recomendadas no tratamento desta doença, as quais devem ser administradas por via oral, na água de beber ou diretamente no bico das aves afetadas durante 4 a 6 semanas.
Existe no exterior um medicamento a base de anfotericina B para o tratamento da megabacteriose denominado de Megabac-S (Vetafarm).

Recomenda-se também a acidificação do estômago das aves (porque a megabactéria somente sobrevive em ambientes alcalinos) através da administraçăo pelo bico, de vinagre ou soluçőes contendo lactobacilos (Yakult).

Após a confirmação de um surto de megabacteriose recomenda-se a completa limpeza e desinfecção do ambiente e das gaiolas das aves, com troca de poleiros, bebedouros e comedouros. Também realizar a aplicação de antifúngicos, como as velas de enilconazole associadas a vassoura de fogo nas gaiolas. Estas açőes também podem ser realizadas periodicamente como medidas preventivas.
Deve-se lembrar que a megabactéria é transmitida pelas fezes, portanto a limpeza e desinfecção periódica do local onde as aves estão alojadas e suas gaiolas, devem ser obedecidas. Aves de diferentes espécies não devem ser criadas juntas e não deixar que pais positivos choquem seus ovos, são medidas que ajudam a controlar a doença.

http://www.criadourokakapo.com/index.php?secao=artigocor000094
Stefanie Dickert Segabinazi
Maristela Lovato Flores
Revista SOSM

Fonte do texto e Imagem
http://canarioecia.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

3 comentários:

  1. Parabens seu Blog esta muito bonito...abraço Lise

    ResponderExcluir
  2. Quantas gotas devo administrar no bebedouro? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Quantas gotas devo administrar no bebedouro? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...